Notícia: Comissão de Esporte da Câmara aprova parecer contra a capoeira livre.
Por: Wilson - 14/08/2017 - 23:01:24

A Comissão de Esporte (CESPO) da Câmara dos Deputados aprovou, ontem, (09/08), por unanimidade, o substitutivo de autoria do deputado Márcio Marinho (PRB-BA) ao Projeto de Lei 1966/2015 (clique e veja aqui o projeto original), que reconhece o caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas e permite a celebração de parcerias para o seu ensino nos estabelecimentos de educação básica, públicos e privados.

Este Projeto de Lei (veja aqui o substitutivo) permite a celebração e parcerias para o ensino da capoeira nos estabelecimentos de educação básica, públicos e privadas, mas, ao mesmo tempo, torna obrigatória a celebração desta parceria somente com entidades ou associações que sejam vinculadas a entidades de administração do desporto da capoeira, como prevê o artigo 2º deste projeto de lei.

Audiência Pública realizada na Câmara não levou em conta o que foi debatido

Em audiência publica realizada no dia 25 de agosto de 2015, capoeiristas presentes deixaram bem claro a preocupação com a esportivização da capoeira, mas parece que isto não foi levado em conta no parecer do relator.

Na ocasião, conforme escreveu Paulo Magalhães (Sem Terra), A própria representante do Ministério dos Esportes, a Srª Andrea Ewerton, se contrapôs aos capitães do mato citando Paulo Freire e indagando:” “quem disse que o saber popular é menor do que o saber acadêmico”? “Afirmou que o Ministério está trabalhando em torno de uma concepção ampliada de esporte e construindo um sistema” “multidisciplinar, multiprofissional, multicultural”. “Em nome do governo brasileiro, desmascarou as falácias dos capoeiristas de gabinete:” “enquanto Ministério do Esporte quero dizer que não é verdadeiro a necessidade da institucionalização, ou organização, para ter acesso ao recurso público. O Ministério do Esporte está na contramão talvez das reflexões que vocês colocaram”.

Portanto, o que vislumbramos é mais uma luta que teremos que travar para tirar, mais uma vez, a nossa capoeira das mãos dos capitães do mato. O projeto segue agora para a apreciação na Comissão de Educação (CE) e posteriormente irá para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), onde tentaremos reverter este quadro.




Comentários

Vídeos

Últimas notícias

Apoio cultural